ENERGIAS RENOVÁVEIS

Como comentamos na Home, os problemas relacionados à geração de energia já se tornaram séria realidade, fazendo tempo que deixaram de ser apenas prognósticos pessimistas. Enormes passivos ambientais, legais ou regulamentares a respeito fazem os custos e os riscos inerentes à geração de energia aumentarem sem precedentes, e não estranhamente, fazem o preço ao consumidor final dispararem. E consequentemente, o preço de tudo subir.

Visando diminuir o risco e os custos inerentes à geração e transmissão de energia elétrica, a partir do início dos anos 1.990 iniciou-se pesquisas em grande escala para utilização de células fotovoltaicas na geração de energia elétrica, de modo que fosse eliminada, ou na pior das hipóteses, muito diminuída a dependência da geração convencional. No final dos anos 2.000, começou a utilização dos sistemas em escala comercial, eliminando a dependência de grandes conglomerados industriais em relação ao consumo de energia elétrica e seus pesados contratos de consumo.

 

Agora, no final dos anos 2.010, temos o acesso completo e irrestrito a essas soluções, atendendo pequenas indústrias, comércios e residencias, com paybacks (retorno do investimento) estimados em 5 anos. Assim, a Fractal Energy mostra o que pode de melhor oferecer a você, que busca uma solução definitiva para seus problemas e custos com energia elétrica.

Sistemas para a Indústria e Comércio

A indústria foi o primeiro setor da economia a se valer dos benefícios dos sistemas fotovoltaicos. O primeiro ponto que gerou o desejo da indústria em adquirir os sistemas foi a incerteza e os altos custos para excedentes dos contratos futuros de compra de energia, ou até mesmo de franquias, pacotes fechados. O segundo ponto está relacionado ao risco ambiental inerente. Gigantes do mercado, como siderúrgicas, possuem suas próprias usinas para geração. Além de preocuparem-se com a gestão de seu próprio negócio, tinham que obrigatoriamente se aterem a todos os tópicos regulamentares, legais e ambientais na gestão de uma usina elétrica. Instalando suas próprias usinas solares, passaram a se preocupar apenas com dias nublados, além de diminuírem e muito seus custos em relação ao consumo energético.

Sistemas para Residências

Após as grandes indústrias arcarem com os altíssimos custos de aquisição desta tecnologia vanguardista de ponta, e o advento haver se disseminado na sociedade e no mercado, os sistemas fotovoltaicos estão disponíveis às residencias. Com os sistemas, não só é possível gerar totalmente a energia para o próprio consumo, como também, produzir excedentes e se valer dos créditos obtidos na geração deste excedente em outras propriedades. Baixe o folder e saiba mais!

Investimento em Usinas Solares

Visto as benesses oferecidas e constatadas pela utilização dos sistemas fotovoltaicos nesta década, e a quantidade de investidores antenados no mercado, não poderíamos ter um cenário diferente: o surgimento de uma nova modalidade de investimento em infraestrutura. As "fazendas solares" que vimos surgir recentemente são este exemplo. Construídas para que disponibilizem diretamente na rede a energia produzida, passaram a ser uma ótima possibilidade de investimento, onde há garantia operacional de 25 anos, ou seja, por 25 anos, com as respectivas manutenções necessárias, os sistemas podem gerar faturamento ininterruptamente. No caso governamental, as usinas podem ser montadas em espaços já construídos, desde que haja espaço aproveitável e não atrapalhe o trânsito de pessoas ou veículos, como é o caso do Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte/MG, da foto acima. 

Energia Eólica

A energia eólica, não diferente e obviamente, depende de ventos. As melhores situações nas quais opta-se por esta solução, são para grandes demandas em geração e em regiões de vendos favoráveis. Descampados, a região Nordeste e Sul, no Brasil, são os melhores exemplos. Bahia, Ceará e Rio Grande do Sul são os estados em destaque nesta modalidade.

Soluções Combinadas

A combinação de soluções é recomendada quando há a necessidade de geração constante de energia. Quando uma região, em determinada época do ano, tem menos ventos, ou quando a geração de energia solar recai ao patamar mínimo produtivo, durante a noite, por exemplo, a combinação das duas modalidades é recomendada.

CNPJ 23.002.973/0001-65

+55 11 2373 0229

+55 11 2373 0229

I.E. 144.876.384.113

CCM 5.293.778-0

2015-2022 - Criado por EFB